• Inscrições Trilha Jovem Iguassu
  • Cartilha PIET - Faça o download
  • Notícias POLOIGUASSU
  • Destino IGUASSU
  • POLOSOCIAL
Widgetkit Slideshow

Portfolio

Conheça alguns de nossos projetos e ações.

Widgetkit Spotlight

Notícias

Aqui você encontra notícias sobre turismo, eventos, nossos projetos e muito mais.

Widgetkit Twitter

Twitter

Veja o que está ocorrendo no twitter! siga-nos em nossas redes sociais.

Widgetkit Lightbox

Platma

Quer juntar-se ao Platma? platma: perspectivas globais para responder a problemas globais ...

Núcleo de Projetos de Foz do Iguaçu é caso de sucesso, segundo o Ministério do Turismo

PROFOZ foi escolhido entre 80 projetos selecionados, dos quais 11 se destacaram

O Ministério do Turismo e o Sebrae lançaram nesta terça-feira, 16, publicação que reúne casos de sucesso em inovação na gestão do turismo, selecionados em pesquisa realizada nos 65 destinos indutores. O guia “Boas Práticas em Turismo”, que relata experiências de dez municípios, foi apresentado durante a divulgação dos resultados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional de 2014, em Brasília (DF). O Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos (PROFOZ) foi um dos projetos contemplados.

 

A publicação reúne as histórias de ações que tiveram impacto positivo nos destinos onde as práticas inovadoras foram desenvolvidas. Inicialmente, foram selecionados 80 projetos, dos quais 11 se destacaram por apresentarem inovação no desenvolvimento ou modernização de um produto, processo, método de marketing ou organizacional.

A identificação das boas práticas, iniciativa que contou com apoio de técnicos dos Sebrae estaduais e regionais e dos órgãos gestores de turismo, ocorreu no período de março a junho de 2014. A pesquisa de campo é realizada por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Além de Foz do Iguaçu, os municípios contemplados foram: Brasília (DF), Cuiabá (MT), Fernando de Noronha (PE), Ipojuca (PE), Maragogi (AL), Mata de São João (BA), Porto Seguro (BA), Recife (PE) com dois projetos e Tiradentes (MG).

PROFOZ – O Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos (PROFOZ) é resultado dos esforços empreendidos pelas entidades que compõem a Gestão Integrada do Turismo do Destino Iguaçu (Prefeitura de Foz do Iguaçu – Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), Itaipu Binacional, Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística Iguaçu e Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB). Seu objetivo é contribuir com o desenvolvimento do turismo no destino em todas as suas dimensões e apoiar o crescimento e fortalecimento do setor. O caráter multi-institucional do PROFOZ, somado aos agentes que o compõem, o torna a principal ferramenta de planejamento, elaboração e monitoramento das demandas, ações e projetos turísticos.

Até 2011, existia o Núcleo de Captação de Recursos, que identificava e apoiava as entidades na obtenção de verbas. A partir de 2013, foi criado o PROFOZ, como um escritório de projetos. Está previsto na Política Municipal de Turismo, e é operacionalizado pela SMTU e pelo Instituto Polo Iguassu, com aporte do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística Iguaçu (Fundo Iguaçu). Hoje, o PROFOZ tornou-se uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento turístico de Foz do Iguaçu e região.

 

(Com assessoria MinTur)