Comissão define prazos do Prêmio Avá Guarani

Escrito por Imprensa POLOIGUASSU.

Comissão define prazos do Prêmio Avá Guarani

Indicações devem ser repassadas até o dia 10 de setembro para que a comissão julgue no dia 18. Entrega da premiação acontecerá no dia 27 e irá integrar a programação da Semana Mundial do Turismo 

 
Dez de setembro é o prazo para que as organizações representativas da região turística denominada “Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu” entreguem ao Fórum de Turismo Sustentável Cataratas e Caminhos, as fichas de indicação dos indivíduos, empresas, organizações, instituições, grupos ou entidades que serão homenageados com o Prêmio Avá Guarani, que este ano chega a sua 6ª edição.
 
Dentro do cronograma de atividades, o dia 14 está reservado para a tabulação das indicações e reunião da comissão organizadora para que, no dia 16, a comissão julgadora faça a seleção e indique os premiados. Os indicados serão comunicados no dia 18 para que recebam a premiação no dia 27 de setembro, às 19 horas, no auditório da Uniguaçu, em São Miguel do Iguaçu. 
De acordo com a coordenadora geral do prêmio 2011, Dayane Passos, além do momento festivo que irá reunir apresentações da cultura local e a entrega dos troféus que serão confeccionados por artesão do Programa Trinacional de Artesanato Ñandeva, a ocasião marcará a transição oficial da promoção do evento que foi criado e conduzido por cinco edições pela Uniguaçu ao Fórum de Turismo Sustentável Cataratas e Caminhos.  “A instituição de ensino continua sendo a nossa parceira. O que muda é que a premiação ganhou conotação regional e, com isso, o mais indicado é que a condução do evento seja feita pelo Fórum que agrega diversas representatividades ligadas ao setor de turismo”, informa Dayane.
 
Qual finalidade e quem concorre?
 
O Prêmio Avá Guarani surgiu com a finalidade de reconhecer e estimular as atividades, programas, ações e iniciativas que promovam o desenvolvimento do turismo na região turística. 
O evento é uma promoção do Fórum de Turismo Sustentável Cataratas e Caminhos, realizado pela Prefeitura de São Miguel do Iguaçu, organizado pela Secretaria de Turismo de São Miguel e Uniguaçu, tendo como parceiros o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e o Instituto Caminhos.
 
Entre os 16 municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, haverá duas modalidades de premiação. Na modalidade Indivíduos, enquadram-se as pessoas que se destacaram no desenvolvimento de projetos ou ações para o fortalecimento do turismo em âmbito municipal ou regional. Na modalidade que engloba empresas, organizações, instituições, grupos ou entidades, serão premiados aqueles que contribuíram para o fortalecimento do setor em âmbito regional. 
 
Entre as categorias estão os meios de comunicação que divulgam a região; empresa privada ligada a atividade turística; grupo cultural, folclórico ou artístico; associação ou entidade ligada ao desenvolvimento e promoção do turismo; e órgão público que atue direta ou indiretamente no setor.