Reunião do Conselho Estadual de Turismo revela ações que serão desenvolvidas no Paraná

Escrito por POLOIGUASSU.

O secretário estadual do Esporte e do Turismo, Evandro Roman, presidiu a primeira reunião do Conselho Estadual de Turismo do ano. O encontro aconteceu na Secretaria Estadual do Esporte e do Turismo e contou com representantes de instituições dos diversos setores que compõem o turismo no Estado.

Evandro afirmou que a união dos segmentos esporte e turismo foi fundamental para o fortalecimento das atividades no Estado. “A decisão da unificação do esporte e do turismo foi uma decisão acertada, pois fortalece a secretaria estadual, principalmente porque seremos sede da Copa do Mundo”, disse ele no encontro, realizado quarta-feira (19). O secretário reafirmou a importância da parceria com o trade turístico. “A orientação do governador Beto Richa é sempre buscar o trabalho conjunto com as entidades de classe e outros órgãos governamentais visando o fortalecimento das ações em prol do segmento”.

Também coordenaram a reunião a diretora-presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika, e o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana.

Juliana destacou algumas das ações da Paraná Turismo, autarquia da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, voltadas para os turistas que estiverem no Estado durante a Copa do Mundo. “Em parceria com o Procon-PR lançaremos o Guia do Turista, um impresso com informações úteis para os visitantes que estiverem no Paraná. Também divulgaremos um vídeo promocional dos atrativos turísticos do Estado em voos de companhias comerciais, além da distribuição de material impresso em três idiomas, português, inglês e espanhol”, afirmou.

A reunião contou ainda com apresentações de programas e projetos da Paraná Turismo. A diretora técnica, Deise Bezerra, mostrou o novo mapa da Regionalização do Turismo do Paraná, que agora conta com 14 regiões turísticas no Estado. A gerente de eventos, Vania Climacio, falou sobre a participação no Salão Paranaense de Turismo, que acontecerá em Curitiba, de 13 a 15 de março, e a coordenadora do projeto Gastronomia Paraná, Jussara Voss, explicou como serão as oficinas gastronômicas realizadas em várias regiões do Estado para pesquisar a origem das nossas receitas, aquelas que deixaram de ser reproduzidas, ou são pouco exploradas, e identificar ingredientes regionais. O objetivo é valorizar a comida nativa, pesquisar produtos selvagens e recriar pratos com qualidade e inovação, contribuindo para o desenvolvimento da gastronomia paranaense.

O presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, destacou que o apoio da entidade para eventos esportivos contribui para o aumento do fluxo turístico em época de baixa temporada. “O Sesc Triathlon Caiobá atraiu atletas e seus familiares para o município de Matinhos na época em que o movimento no Litoral não é tão intenso. Isso gera emprego e renda não só para a cidade, mas para toda a região”.

O presidente da Associação Brasileira de Viagens do Paraná (ABAV-PR), Roberto Bacovis, destacou a realização da primeira edição do Fórum de Políticas Públicas de Turismo, que acontece paralelamente ao Salão Paranaense de Turismo.

CONSELHO – O Conselho de Turismo do Paraná é um órgão colegiado de assessoramento, que congrega representantes do Governo Estadual e de instituições representativas dos diversos setores que compõem o Turismo, integrando a estrutura básica da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, diretamente vinculado ao seu titular. Tem por finalidade auxiliar na formulação, no acompanhamento e na avaliação dos planos, programas, projetos e atividades derivados da Política Estadual de Turismo. A próxima reunião será em 9 de abril, em Curitiba.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Paraná Turismo