Seminário “rePensar a Cidade” reúne mais de 50 pessoas e debate Mobilidade Urbana

Escrito por POLOIGUASSU.

No último dia 20 de novembro, o seminário rePensar a Cidade, uma iniciativa do Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos (PROFOZ) e da Coordenação do Curso de Arquitetura da Uniamérica, realiza seu segundo encontro para debater o tema Mobilidade Urbana. Dentre os participantes, alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, profissionais da área e ativistas da cidade debateram o tema em questão e trouxeram à tona alguns dos problemas de mobilidade urbana de Foz do Iguaçu.

 

O seminário foi aberto pela palestra do Presidente da Associação de Ciclistas Cataratas do Iguaçu, Luciano Castilha, que falou sobre Ciclovias, ciclofaixas, ciclorotas e outras alternativas sustentáveis de mobilidade urbana.

Na sequência, Celso Novais, da Itaipu Binacional, apresentou o projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) elaborado pela usina e apresentado ao Ministério das Cidades. Celso também falou sobre outros projetos de mobilidade sustentável que a Itaipu trabalha, incluindo o Veículo Elétrico e o Ônibus Elétrico.

Encerrando as palestras da noite, e como convidado especial, o empresário Gustavo Taniguchi, especialista na elaboração de planos diretores e de desenvolvimento urbano, e responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento de Ciudad del Este, explanou sobre conceitos de mobilidade urbana e desenvolvimento, utilizando como exemplo os planos das cidades de Curitiba e de Ciudad del Este.

Após as apresentações dos palestrantes convidados, o debate foi aberto e a participação do público surpreendeu todas as expectativas. Como encaminhamento, a equipe organizadora se comprometeu em dar continuidade aos debates relacionados aos temas de interesse da comunidade e encaminhar as propostas que surgiram durante o debate para as instâncias cabíveis.