POLOIGUASSU presente no Seminário Internacional de Turismo de Fronteira

Escrito por Débora Black.

O Instituto foi o parceiro responsável em coordenar o encontro dos estudantes no evento

Cerca de 300 pessoas entre empresários, professores, estudantes, autoridades e formadores de opinião participaram do VII Seminário Internacional de Turismo de Fronteiras realizado durante os dias 13 e 15 de setembro em Asunción, no Paraguai. O evento é uma criação do Ministério do Turismo e conta com o apoio de algumas instituições.
Neste ano o Instituto Polo Internacional Iguassu foi responsável, em conjunto com a Universidade Franciscana de Santa Maria (Unifra), pela coordenação do II Encontro de Estudantes de Turismo e Hotelaria do FRONTUR.
 
Estiveram presentes no evento a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) representando o Brasil. Do lado paraguaio, as Universidades Columbia, Nacional Del Este e a Escola Educart contribuíram na discussão de temas relacionados ao turismo de fronteira.
O encontro foi essencialmente participativo. Os alunos das diferentes universidades formaram grupos de discussão com as seguintes temáticas: meio ambiente, mercado de trabalho, identidade cultural, formação acadêmica e integração institucional. Após as discussões os universitários fizeram apontamentos e proposições para compor a Carta de Asunción, documento que reúne os resultados do evento. “A ideia é debater assuntos pertinentes a realidade dos acadêmicos e que se transformem em ações concretas voltados ao turismo fronteiriço”, frisa Juliane Noschang, coordenadora de projetos do POLOIGUASSU.
 
Segundo ela, o evento resultou na criação de uma rede de estudantes de turismo e hotelaria, a fim de levar o trabalho adiante e realizar atividades além do seminário anual. “Através da discussão os estudantes perceberam as diferenças e  as  semelhanças  de cada um dos países e vislumbraram a oportunidade  de dar continuidade às  ações por meio das redes sociais”, observa a coordenadora.
 
 
Assessoria de Comunicação Polo Internacional Iguassu
CS – 12.10 / 27.09.10
Jornalista Responsável: Débora Black – Pauta Comunicação