Mesquita Islâmica entrará para o circuito turístico de Foz do Iguaçu

Escrito por Débora Black.

Um dos maiores templos islâmicos do país será nova atração da cidade

 
Considerado um dos maiores templos islâmicos do Brasil, a Mesquita Omar Ibn Al Khattab será incluída no circuito turístico de Foz do Iguaçu. A proposta da Sociedade Islâmica, em parceria com o Instituto Polo Internacional Iguassu (POLOIGUASSU), Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu (PTI), é profissionalizar o sistema de atendimento ao público, com a construção de um Centro de Recepção de Visitantes.
 
Segundo Samira Omaire, a frente do projeto, a intenção é que o local sagrado seja como os pontos turísticos da cidade. “Estamos no desenvolvimento de um vídeo institucional, para uma apresentação especial, para que o turista receba um serviço mais completo”, explica Samira.
 
A ideia de estruturar a mesquita e inserí-la no destino turístico da cidade surgiu em dezembro do ano passado. Para a gestão 2009/2010 do Centro Cultural Beneficiente, a modernização no sistema representa a integração da mesquita e da comunidade árabe com a sociedade brasileira. Segundo o grupo, o papel da mesquita é participar cada vez mais da integração da cidade, por meio de encontros sociais e culturais com a missão de levar a boa imagem da religião e abrir as portas para que as pessoas conheçam a comunidade, raça, idioma e cultura, em geral.
 
Para verificar o interesse da população e dos próprios turistas sobre o local, uma pesquisa de opinião foi realizada pelo Parque Tecnológico Itaipu. O estudo apontou o interesse dos visitantes pela história, religião, gastronomia e arquitetura árabes. Panfletos e outros trabalhos específicos para divulgação já estão sendo distribuídos nas agências de turismo, hotéis e pontos estratégicos.
 
Atualmente, qualquer pessoa pode visitar e contemplar as maravilhas do templo em horário comercial. Com a implantação do projeto, o atendimento será realizado por guias e monitores. Para entrar no espaço sagrado, os turistas irão experimentar alguns dos costumes da cultura, como deixar os sapatos na entrada do templo, ato sagrado realizado pelos mulçumanos. Já as mulheres colocam o véu em respeito à sacritude do local.
 
 
 
 Data: 08/11/10 - CS 19.10 Jornalista Responsável: Débora Black 
 
Assessoria de Comunicação Social do Instituto Polo Internacional Iguassu - contribuição Gazeta do Iguaçu