POLOIGUASSU é o primeiro beneficiário do Nota Paraná em Foz

Escrito por POLOIGUASSU.

Você sabia que o Instituto Polo Internacional Iguassu é a primeira entidade de Foz do Iguaçu sem fins lucrativos aprovada para receber créditos do ICMS por meio do programa Nota Paraná?

Isso significa que a população pode ajudar a viabilizar os projetos desenvolvidos pelo POLOIGUASSU sempre que efetuar alguma compra. Outra forma de contribuir é repassar o cupom fiscal à ONG sem o seu número de registro no Cadastro de Pessoas Físicas.

Mas como fazer? O programa oferece duas possibilidades ao consumidor: não informar seu CPF ao realizar o pagamento, para poder cadastrar o cupom fiscal no sistema do Nota Paraná em nome do instituto; e depositar o documento fiscal, sem o CPF, em urnas que serão colocadas pelo POLOIGUASSU em alguns estabelecimentos da cidade.

Por que contribuir

O Instituto Polo Internacional Iguassu é uma ONG sem fins lucrativos fundada em 9 de julho de 1996 para atuar em busca do desenvolvimento econômico e social na Região Trinacional do Iguassu. Para isso desenvolve e apoia iniciativas de gestão, educação e pesquisa em turismo.

Entre seus atuais projetos está o Trilha Jovem Iguassu, voltado à inclusão social e formação para o segmento turístico, que trabalha com jovens de 16 a 24 anos, capacitando-os nas áreas de Hospedagem, Turismo & Atendimento e Alimentos & Bebidas. Desde 2006 já selecionou mais de mil jovens.

Outro meio de atuação é o Programa Integrado de Educação Turística (PIET), cujo objetivo é conscientizar a comunidade da importância do turismo para Foz do Iguaçu e região, bem como o seu papel fundamental no desenvolvimento da atividade turística. O programa realiza pesquisas e ações com alunos e professores de escolas públicas, frentistas, atendentes, guardas municipais e outros profissionais que prestam atendimento a turistas.

Some conosco

Se você quiser somar-se a estas iniciativas, não perca tempo, acesse o site do programa (www.notaparana.pr.gov.br), entre com seu CPF e senha, clique na opção “minhas doações” no menu horizontal e siga as instruções. Ou deposite seu cupom ao encontrar alguma urna em nome do POLOIGUASSU. Vale lembrar que em ambos os casos você não pode ter registrado o seu CPF ao efetuar a compra.

Entidades sociais podem cadastrar-se

O Nota Paraná é um programa de estímulo à cidadania fiscal lançado no estado em agosto de 2015. Sua finalidade é incentivar os consumidores a pedirem o documento fiscal. Como contrapartida, acumulam créditos de parte do ICMS pago que podem ser recebidos na conta bancária, convertidos em recarga para celular ou abatidos do IPVA. Além disso, há sorteio de prêmios em dinheiro todo mês.

A partir de fevereiro deste ano, uma resolução permitiu que entidades com atuação nas áreas de assistência social, saúde, cultura, esporte, proteção e defesa animal possam cadastrar-se como beneficiárias dos créditos dos contribuintes. Mas precisam ter natureza jurídica de fundação privada, associação privada ou organização social.

As interessadas devem apresentar um requerimento à secretaria estadual de seu segmento de trabalho contendo as seguintes informações: CNPJ, razão social e nome fantasia, endereço, CPF do representante legal, e-mail e telefone da entidade, certificado de entidade ou título de utilidade pública.

As instituições podem ser beneficiadas por meio do programa colocando seu CNPJ no documento fiscal ao efetuarem compras ou quando os consumidores que não registraram seu CPF repassam os cupons a elas ou os registram em nome delas no site do Nota Paraná. Porém é proibido às entidades orientarem a população a cadastrar o seu CNPJ no momento do pagamento.