POLOIGUASSU marca presença em Missão Brasileira da União Européia e na Organização Mundial de Turismo (OMT)

Escrito por Débora Black.

Faisal Saleh apresentou ideias e propostas para a melhoria do turismo da região trinacional

 
Por meio da parceria estratégica e apoio da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, o presidente-executivo do Instituto Polo Internacional Iguassu, Faisal Saleh, participou da Missão Brasileira em Bruxelas (Bélgica) nos dias 06 e 07 de dezembro. A finalidade foi levar a proposta de inserção do tema turismo no 7º Programa Quadro de Cooperação da União Européia, além de discutir idéias para a criação do Centro Internacional de Inteligência do Turismo, como meio de apoiar o desenvolvimento do turismo na região trinacional do Iguassu a partir de 2011.
 
O convite para a participação no IV Encontro do Comitê Diretivo de Cooperação Científica e Técnica Brasil-União Européia (IV CDC) partiu do Itamaraty. Durante o encontro foram definidos os programas e projetos, no âmbito do VII Programa-Quadro para Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da UE (FP-7).
 
O presidente do POLOIGUASSU já havia também agendado para os dias 08 e 09, uma visita à Organização Mundial de Turismo (OMT), onde foi recebido pelo Secretario Geral Sr.Taleb Rifai, pelo Diretor da Comissão das Américas Carlos Vogeler, pelo Diretor dos Membros Afiliados Sr.Javier Blanco, pelo Secretário Executivo do UNWTO Sr. Eduardo Fayos-Solà, coordenador da Knowledge Network — Rede de Conhecimento da OMT a ser lançado em 2011 — e também por Alejandro Varella, Diretor Adjunto do Programa Regional das Américas e pelo consultor brasileiro da OMT, Rodrigo Godinho.
Para Faisal, houve um excelente alinhamento de conceitos e objetivos, tanto para o apoio pela criação do Centro Internacional de Inteligência do Turismo, quanto para a busca pela consolidação do Destino Iguassu Trinacional, entendido como Destino Indutor para o turismo do MERCOSUL e Latino Americano. “As tratativas apontam para a assinatura de um marco de cooperação por ocasião da FITUR 2011 em Madrid e da participação do Tema na Reunião da Comissão das Américas da OMT e II Reunião de Membros Afiliados Latino Americanos da OMT programadas para acontecer em maio de 2011 Asuncion no Paraguai”, lembra o presidente.
 
Entre outros temas de interesse, o Secretário Geral opinou sobre três que deverão ser debatidos: “Centro Internacional de Inteligência do Turismo” – o conhecimento como via eficaz de sustentabilidade do Turismo, a Mobilidade na Região Trinacional e o Posicionamento mundial da marca Destino Iguassu Trinacional.
 
Futuro - Na agenda já estão marcadas futuras ações que envolvem a integração de esforços, missões de network e treinamentos. Eventos e formação da rede de parceiros que deverão empreender esforços no desenvolvimento de novas tecnologias sobre o turismo, tais como inovação, pesquisa, educação, qualidade e governança, também fazem parte das propostas.
 
A intenção é valorizar os principais aspectos turísticos, culturais, sociais, ambientais e políticas de cada povo. “Conhecer e integrar as potencialidades de cada setor, as diversidades e o fluxo turístico existente, o que torna o espaço um laboratorial para estudos e vivências”, lembra Faisal.
 
2011 - A partir de 1º de janeiro, Faisal Saleh passa a ocupar a pasta de turismo do novo governo do Paraná. O convite partiu do futuro governador, Beto Richa, durante a viagem que o presidente-executivo do POLOIGUASSU realizava em Bruxelas. De acordo com ele, estas atividades discutidas na Europa já podem ser consideradas como parte das ações sistêmicas que pretende implementar, com o objetivo de projetar a Gestão do Estado do Paraná no turismo nacional e internacional e no correto posicionamento do estado diante da importância e grandeza de suas potencialidades.
 
Parceria - Estas ações contam com a parceria estratégica da FPTI, Itaipu Binacional, Confederação Brasileira dos Convention & Visitor’s Bureau (CBC&VB), dos atores da Gestão Integrada do Destino Iguaçu e também deverão contemplar diversos parceiros regionais e da união européia.
 
OMT - O Instituto Polo Internacional Iguassu é membro oficial da OMT desde junho de 2010 e contribuiu com a Organização da 1ª Reunião e Seminário de Membros latino-americanos da OMT.
 
Jornalista Responsável: Débora Black