Iniciativas de turismo sustentável foram selecionadas para participar da Mostra de Turismo

Escrito por Débora Black.

O edital lançado pelo Ministério do Turismo e o Instituto Polo Internacional Iguassu para selecionar iniciativas para a II Mostra de Turismo Sustentável, evento que compõe o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, divulgou na última sexta-feira (dia 13) as dezoito iniciativas nacionais de turismo sustentável e de base comunitária aprovadas.

 
No total, 28 iniciativas se inscreveram. As aprovadas estão distribuídas entre os estados do Amazonas, Alagoas, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O Comitê de avaliação das iniciativas foi formado seguintes instituições: Ministério do Turismo, Instituto Polo Internacional Iguassu, Itaipu Binacional e Fundação Parque Tecnológico Itaipu.
 
Os selecionados terão um estande de exposição das iniciativas. A ação faz parte do Projeto de Fortalecimento do Turismo Sustentável e de Base Comunitária para a Inserção de Produtos e Serviços no Mercado. Cada iniciativa será avisada pela equipe do Instituto Polo Internacional Iguassu para formalização do contrato como expositores, repasse de informações sobre o evento e demais encaminhamentos.
 
A segunda edição da Mostra contará com espaço de 700m², com vitrine viva de artesanato e gastronomia e, ainda, palco para apresentações artísticas e culturais. A Mostra visa contribuir para a inserção de produtos e serviços de turismo sustentável e comunitário no mercado e promover e divulgar os produtos sustentáveis e de base comunitária como diferencial competitivo de destinos turísticos.
 
O evento faz parte das atrações da 6ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu acontece nos dias 17 e 18 de junho, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu.
 
Confira as iniciativas selecionadas, divididas por regiões:
 
Região Norte: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, de Uarini- AM.
Região Nordeste: Associação Comunitária dos Moradores de Manguinhos e Adjacência (Assoman), de Marechal Deodoro - AL.
Região Centro-Oeste: Associação de Artesãs de Itaquiraí, de Itaquiraí - MT; Travessia Ecoturismo, de Alto Paraíso - GO; Natureco Pantanal Remoto, de Cuiabá - MT.
Região Sudeste: Associação Pro Melhoramentos Capivari, de Capivari - MG; Ação Comunitária do Brasil, de Rio de Janeiro - RJ; Raízes Artesanato, de Pedro Leopoldo - MG; Instituto Inhotim, de Brumadinho - MG; Reality Tour, de Taubaté - SP; Prefeitura Municipal de Paraty Empresas locais; de Paraty - RJ.
Região Sul: Associação Caminho dos Pomeranos, São Lourenço do Sul - RS; Fundação dos Municípios das Missões, de Santo Ângelo - RS; COODESTUR, de Porto Alegre - RS; Prefeitura Municipal de Gramado Vento Sul, Gramado - RS; Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, de Santa Rosa de Lima - SC; Fundação Turística de Joinville, de Joinville - SC; Cooperguará, de Guaraqueçaba - PR.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3576-7419.