Polo Iguassu avalia Mostra de Turismo Sustentável e mobiliza a terceira edição

Escrito por Imprensa POLOIGUASSU.

Polo Iguassu avalia Mostra de Turismo Sustentável e mobiliza a terceira edição

“A experiência foi brilhante e o trabalho continua” afirma a presidente da entidade, Fernanda Fedrigo, ao falar do projeto de fortalecimento do Turismo Sustentável e de Base Comunitária que está sendo realizado em parceria com o Ministério do Turismo

 
Fortalecer o Turismo Sustentável e de Base Comunitária não é apenas o título de um projeto inovador que está sendo realizado desde o início de 2011 pelo Instituto Polo Internacional Iguassu em parceria com o Ministério do Turismo, mas sim, a proposta de contribuir com o desenvolvimento turístico de inúmeras famílias da região Oeste do Paraná.  
De acordo com a presidente do Instituto Polo Internacional Iguassu, Fernanda Fedrigo, o turismo de base comunitária tornou-se hoje uma forte tendência, que imprime as mudanças no perfil dos turistas que, mais atentos, passam a consumir de modo mais consciente e buscam viver experiências. E ao citar experiência, Fernanda avalia como positiva a realização da II Mostra de Turismo Sustentável, evento que integrou o VI Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, realizado em meados de junho, reunindo 56 expositores de turismo sustentável e de base comunitária de diversas regiões do Brasil, entre iniciativas de agricultura familiar, artesanato, ecoturismo, operadoras e instituições ligadas ao tema.
 
“A experiência foi brilhante”, destaca a presidente ao citar como exemplo as palestras com a Rede Tucum do Ceará; os representantes de iniciativas de turismo rural comunitário da Costa Rica
 
(país que é referência no setor); além do debate sobre o turismo sustentável com a empresa Rainforest Alliance e a realização de uma mesa redonda sobre a comercialização do turismo de base comunitária com Ministério do Turismo.
 
O público que circulou pelo evento também pode vivenciar momentos marcantes com a Roda de Prosa que proporcionou a troca de saberes entre os interessados pelas diversas formas de ver, entender, fazer e sentir o turismo. “Não poderíamos deixar de citar a prosa sobre turismo de vilarejo com a operadora Andarilho da Luz; o tema alimentação saudável abordado pela representante do movimento Slow Food no Brasil, Cenia Salles e as novidades do turismo de base comunitária com a Rede Tucum”, elenca Aracelli Bianchin, assessora do projeto pela empresa EducareFoz, ao lembrar que no palco as apresentações culturais renderam aplausos e sorrisos.
 
Para Fernanda, o ritmo foi intenso, de grandes resultados e, principalmente, com a proposta de continuidade. “Não paramos por aqui. Nossa missão continua e estaremos firmes e mobilizados para fortalecer e comercializar a nossa região em 2012, ano em que iremos realizar a III Mostra de Turismo Sustentável”, pontua.
 
 
Ciliany Perdoná / AI Polo Iguassu
 
Fotos: Kleber Cerezer