Fortalecimento do Turismo Sustentável de Base Comunitária

Escrito por POLOIGUASSU. Postado em Gestão e Desenvolvimento

“Aprendi a dar valor no que temos e falar com orgulho do nosso trabalho. E que, apesar da idade, podemos fazer bem” Marinês e Valentim Olivo - Recanto Olivo.

Com o apoio do Ministério do Turismo, o POLOIGUASSU executou o Projeto de Fortalecimento do Turismo Sustentável de Base Comunitária, realizado de forma participativa junto aos pequenos produtores rurais, que buscam no turismo uma fonte de renda complementar.  O projeto teve como  foco  a  comercialização e o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária (TBC) na região Oeste do Paraná. O projeto  atuou em sete municípios e beneficiou diretamente 14 famílias  por meio de capacitações e dois intercâmbios de experiências com iniciativas de outros Estados, além da reali zação de Famtour e Press Trips, um mês de divul gação de seus produtos e serviços no Cataratas JL, participação em três eventos  para divulgação de seus produtos e serviços, criação do site e divulgação junto às principais operadoras de turismo comunitário e ecoturismo do país, surgindo assim o primeiro grupo de Turismo Comunitário da região, denominado Aconchego do Campo.

Este projeto é referendado pelos princípios do turismo de base comunitária, definidos pelo Brasil e pela comunidade internacional de turismo, construído por meio de metodologias participativas, que valorizam a abertura aos beneficiários e a construção coletiva.  As oficinas realizadas provocaram reflexões sobre hospitalidade, formatação de produtos e autogestão, gerando momentos de integração que possibilitaram a aproximação entre as iniciativas e o amadurecimento do grupo, registrada nas avaliações.

 Turismo Sustentável

 

II Mostra de Turismo Sustentável

A  II Mostra de Turismo Sustentável, parte do projeto de turismo de base comunitária, contou com a presença de iniciativas de TBC de diversas regiões do Brasil, representantes da academia, do trade e do Ministério do Turismo e proporcionou visibilidade das ações no Brasil e no exterior. O evento contou com a participação de aproximadamente seis mil visitantes. O POLOIGUASSU entende que o desenvolvimento do TBC é um processo longo e  seu resultado efetivo  só pode ser constatado a longo prazo. Isto torna evidente a importância de continuidade do projeto, que abriu precedentes para que experiências similares possam ser realizadas em outras regiões.

II Mostra de Turismo Sustentável