PIET

sobre o PIET

O Programa Integrado de Educação Turística – PIET foi concebido em 2011 como uma iniciativa de entidades de turismo de Foz do Iguaçu e sempre contou com apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura Municipal e do COMTUR.

O principal objetivo do programa é de incluir a comunidade na atividade turística demonstrando o turismo como principal força da economia e do desenvolvimento de Foz, a importância da hospitalidade e do bem receber aos turistas que nos visitam e principalmente, trazendo para cada aluno, cada cidadão, o sentimento de pertencimento e de orgulho de morar na 2ª cidade mais visita por turistas estrangeiros do Brasil e na cidade que abriga uma das 7 maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu.

Em todos estes anos de atuação, o programa já realizou dezenas de oficinas com frentistas, taxistas, guias de turismo, atendentes do comércio, motoristas de ônibus, agentes de trânsito, falando sobre a importância do acolhimento e orientação dos visitantes.

O programa também elaborou materiais didáticos para as escolas, capacitou professores, promoveu concursos culturais; realizou campanhas de rádio e de outdoor, tudo com intuito de aproximar mais a comunidade do turismo de foz e já levou mais de 10mil alunos das escolas públicas para visitar os principais atrativos turísticos.

Como resultado, o programa já ganhou o prêmio Braztoa de sustentabilidade, referenciado como o maior prêmio de turismo sustentável do brasil e que tem a chancela da aliança global para o turismo sustentável, da organização das nações unidas. Consolidando-se como um programa que contribui para desenvolvimentos socioambientais, pois, busca a valorização e utilização consciente do patrimônio cultural e ambiental local. para benefício da comunidade e o desenvolvimento do turismo.

Em 2021, com a pandemia da COVID-19 ainda em curso, o projeto foi adaptado para o ambiente virtual. Neste ano, além das formações com os professores e o já tradicional concurso de desenhos (que ocorrerá nos próximos meses), o PIET também irá produzir uma cartilha de atividades e um jogo lúdico para ser distribuído em todas as escolas municipais.

No primeiro semestre aconteceram as primeiras formações online com professores e agora no segundo ocorrerão as entregas dos materiais didáticos e o III Concurso de Desenhos. As votações online para o concurso estão previstas para iniciarem na segunda quinzena de agosto. Com o tema “Hospitalidade: Nosso Patrimônio”, o III concurso visa sensibilizar as comunidades escolares sobre a importância do bem receber não apenas para os turistas mas para a economia local.

O PIET é um projeto patrocinado pela Itaipu Binacional. O projeto foi contemplado pelo edital de Seleção Pública de Ações para Patrocínio da Margem Esquerda de Itaipu, em 2020.

Galeria de fotos

Nossos contatos

  • Av. das Cataratas, 166-205 - Vila Yolanda, Foz do Iguaçu - PR
  • (45) 3572 7112 (Trilha Jovem Iguassu)